quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quando amigos falam a possível verdade

O pianista tocava um jazz qualquer. Lívia não suportava mais o cheiro de cigarro daquele bar. Juan não parava de fumar. Lívia aplaudia a maestria do pianista enquanto Juan bebia uma cerveja importada, que segundo ele, era a melhor que já havia experimentado. Lívia delirava a cada nota executada com perfeição. De repente Juan interrompeu o delírio de Lívia:

- Conheci uma mulher incrível no trabalho.
- Mais uma de suas conquistas?
- Não. Apaixonei-me por ela...

Surpresa, Lívia largou a taça de Dry Martini sobre a mesa e olhou incrédula para Juan.

- Como assim, apaixonou-se por ela? Juan... Você é casado!
- Eu sei, ela sabe, todo mundo sabe... Mas estou encantando por aquela mulher, Lívia.
- Sei que esse encantamento vai durar até você ficar com ela. Acredite em mim, amigo! Já ouvi esse discurso antes, mas você usou uma palavra nova hoje.
- Eu estou apaixonado, Lívia! De verdade! Sonho com ela, acordo pensando nela, passo as noites imaginando o que ela está fazendo.
- E daí, você já contou a ela?
- Sim, e estou tentando fazer com que ela se apaixone por mim também.
- Como assim? Vai enfeitiçar a mulher, Juan? Vai usar todo seu poder de sedução com essa inocente?
- Ninguém é inocente com aqueles lábios, com aquela pele... Ela é totalmente culpada por isso tudo!
- Certo... Qual o plano?
- Um encontro furtivo, preciso beijá-la! De algum jeito, inesperadamente. Preciso abraçá-la, enroscar minhas mãos nos cabelos dela e quando estiver olhando nos olhos dela, beijá-la avidamente. Deixá-la sem fôlego e totalmente entregue!
- E depois?
- Depois marcaremos um jantar, comprarei um vinho, falarei a ela coisas que a deixem ruborizada... Contarei a história de paixão de algum casal famoso, falarei de algum livro, pedirei que um pianista toque uma música da Etta James e depois veremos...
- Um plano perfeito para fazer alguém apaixonar-se? Você é quase patético. Sempre soube que você era meio bruxo... vai por alguma porção mágica nesse vinho?
- [risos] Exatamente! Meu desejo será um feitiço!
- Só cuides para que a tua vítima não tenha um plano de desconstruir tua paixão por ela. Aí, meu amigo... Voltaremos a esse bar. Ouviremos esse pianista fazer esse piano chorar um blues, você beberá cervejas importadas até não distinguir mais o sabor delas e vai chorar nos ombros da sua velha amiga por mais uma paixão que teve fim antes mesmo de ter um começo.

Juan e Lívia emudeceram na cumpicidade de saber que ouviram uma dura verdade. Se Lívia mais uma vez tivesse razão, significaria o fracasso do conquistador Juan.
Juan fumou mais dois cigarros e Lívia estava com seu interminável drink. Ele pela primeira vez se concentrou no que o pianista tocava. Aquela música parecia perfeita para uma noite de amor com a nova paixão de Juan. Lívia se deleitava naqueles acordes, fechava os olhos e voava na canção.
Terminaram a noite no silêncio dos amigos que temem ter compatilhado uma possível verdade. Porém, com a certeza de que mesmo assim, continuariam amigos
 E como se possível, se sentiram ainda mais ligados.

3 comentários:

  1. O que seria da vida sem os amigos?
    Platão dizia que "A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."

    Ainda que seja preciso dizer algumas palavras de dura verdade.

    Tema bem colocado.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer da amizade? Amigo verdadeiro é assim mesmo! Diz o que você precisa ouvir no momento certeiro.

    É como dizia um ditado de infância:

    "Amigo de verdade não é aquele que separa uma briga sua, mas sim aquele que chega dando voadora!"

    Sua narrativa e diálogos ficaram excelentes!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Ui, ui, ui...
    Se eu paro para tentar descobrir se é tudo fantasia ou se conheço os personagens, fico louca!!
    Adorei, amiga. De verdade!

    ResponderExcluir

E tudo o que você pensa é...